Em que momento posso tomar um açaí sem estragar meu programa Nutricional?

Em que momento posso tomar um açaí sem estragar meu programa Nutricional?

FullSizeRender (5)Procuro responder aqui no site as perguntas que mais ouço no consultório, pois acredito que sejam dúvidas de grande parte das pessoas.

Hoje então, vamos falar sobre o açaí, que é uma fruta “polêmica” por ser amada por muita gente, mas que também gera “medo” pelo fato de ser calórica! Vamos lá: será que é possível incluir um açaí todos os dias sem “fugir” do programa Nutricional e nem ganhar peso?

É sim! Não vou me alongar muito falando o básico como, por exemplo, que o xarope de guaraná deve ser evitado pois aumenta MUITO o teor de carboidrato (açúcar) da mistura. Falando da própria fruta, o açaí é composto basicamente de carboidratos e um pouco menos de gordura. Já falando em micronutrientes, podemos considera-lo rico em vitamina C e também fonte de resveratrol, ambos excelentes antioxidantes. Geralmente, nas casas de sucos, ele é batido junto com alguma outra fruta (morango ou banana) o que irá adicionar mais carboidrato à mistura.

Pensando nestas informações nutricionais, podemos incluir o açaí como uma fonte de carboidratos (e também alguma gordura) como uma segunda ou terceira refeição após o treino, por exemplo. Neste caso, ele agiria como a sua fonte de carboidrato para a recuperação muscular e de glicogênio e ainda teria uma boa quantidade de antioxidantes. Lembrando que antioxidantes são interessantes, mas não em excesso e nem em um pós treino imediato para não atrapalhar toda a cascata de sinalização para hipertrofia e recuperação muscular.

Quando digo uma segunda ou terceira refeição pós treino, eu me refiro a algo em torno de 4 a 6 horas após o termino do treino (dependendo da intensidade deste). Mas, o ponto fundamental é: associe este carbo a uma boa fonte proteica! Neste caso vale um proteinato (acima de 90%), albumina, whey ou alguma proteína sólida mesmo (frango, clara, atum..).

Só tenha cuidado com o excesso de carboidratos nestas refeições pós treino. Procure um bom profissional para calcular a sua quantidade ideal e faça as adaptações necessárias com outras fontes de carboidrato para compor o programa de acordo com seus objetivos!

 

 

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