Devo suplementar nos dias em que não treino?

Devo suplementar nos dias em que não treino?

FullSizeRender (30)Como essa é uma pergunta que ouço com muita frequência no consultório, resolvi escrever aqui um pouco sobre o tema para esclarecer as dúvidas mais importantes.

Primeiramente devemos entender que cada suplemento age de uma maneira diferente e, por isso, não vamos tratar toda a suplementação da mesma maneira.

Alguns suplementos atuam por saturação; ou seja, usamos durante um período de tempo (conciliando com uma fase do treinamento) para obtermos as vantagens esperadas em algumas semanas ou meses. Esse é o caso da creatina, do Peak (atp) e da beta alanina, por exemplo. A ação desta suplementação não é imediata (apesar de sentirmos o formigamento momentâneo com a beta alanina, a ação esperada dela é na saturação durante um período mais longo). Esses suplementos devem sim ser mantidos mesmo nos dias em que não haja treinamento.

Já outros suplementos são prescritos com uma “finalidade imediata”, eu diria. Ou seja, eles estão relacionados ao treino daquele dia. Posso citar como exemplo: o bcaa, a leucina isolada, a cafeína, o mct.. A função deles é naquele treino imediato. Esses suplementos relacionados ao treino não devem ser utilizados quando não há treino.

FullSizeRender (26)Mas e whey protein? Essa é a pergunta mais frequente! Acho que a grande dúvida ocorre pois a resposta DEPENDE da estratégia utilizada pelo seu nutricionista! Se o whey está relacionado com o seu período de recuperação imediata pós treino, ele deve ser incluído na sua rotina apenas nos dias de treino. Mas, se ele está no seu programa apenas como uma forma prática de te garantir a proteína em alguma refeição, ele deve ser mantido no programa independente do dia de treino…

De um modo geral é desta forma que devemos raciocinar. É claro que há exceções que devem ser esclarecidas individualmente dependendo da estratégia e do período de treinamento.

Bons treinos!

fotos: thefitlifetips

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