Quem treina à noite: deve retirar o carboidrato pós treino?

guidoEsse é um tema bem interessante de ser discutido pois, cada vez mais, as pessoas se confundem com os momentos de inserir o carboidrato na dieta.

Parece que há uma “regra geral” que qualquer pessoa que busque a redução do percentual de gordura não pode ingerir qualquer tipo de carboidrato após as 18h! Olhando para o comportamento metabólico isso não faz muito sentido, ainda mais para quem treina! Devemos entender o papel do carboidrato para saber exatamente em que momento colocar esse macronutriente sem que o mesmo seja desviado para síntese de gorduras.

Ao contrário de vilão, podemos olhar o carbo como um “aliado”:  fazendo com que este seja utilizado para melhora de performance no treino e para que, inclusive, contribua com a redução do percentual de gordura.  Sim, isso pode acontecer!  Basta calcularmos o horário que ele será “bem-vindo” na dieta.

Para isso não vale nenhuma “regra geral” . Esqueça dietas padrões, temos que raciocinar em cima dos seus horários e do seu treino (individualidade, como sempre falo!).

IMG_0460Muita gente que treina à noite opta por comer muito carboidrato no pré treino e “zera” (não come carboidrato) no pós treino achando que “o que foi ingerido no pré será gasto durante a atividade; já no pós treino o mesmo não deve ser incluído, visto que não haverá atividade”. Mas o raciocínio não deve ser este! Não é bem assim que o metabolismo funciona.

Para quem faz um treino bem feito, o carboidrato “pós”  será utilizado principalmente para repor os estoques de glicogênio muscular. Essa reposição é fundamental para a recuperação, hipertrofia  e para a sua performance na atividade do dia seguinte.

 

Portanto, se você termina de treinar tarde da noite, distribua o carboidrato ao longo do dia priorizando este momento pós treino imediato. Mesmo que você vá dormir logo depois,  o seu “pico de sinalização” para a reconstrução do tecido lesado no treino ocorrerá quando você já estiver dormindo e a presença do carboidrato será fundamental neste momento.

IMG_2142Esqueça as “regras básicas” para a perda de gordura, foque no seu metabolismo individual e em seus treinos.  E, pode ter certeza, não haverá acúmulo de gordura pelo carboidrato ser ingerido à noite, se você faz atividade física neste momento. Apenas calcule a quantidade correta deste macronutriente no seu dia (e não exagere nas refeições que antecedem).

 

 

Bons treinos!

 

 

Foto: Guilherme Guido

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s