Jantar de Massas – Pré Maratona?

Jantar de Massas – Pré Maratona?

guiComo estamos na semana da Maratona/Meia Maratona do Rio de Janeiro, tenho recebido muitos e-mails perguntando sobre a eficácia ou não do tradicional almoço ou jantar “de massa” no sábado que antecede a prova… Será que realmente todos devem fazer isso?

Bom, o conceito por trás disso seria um aumento da quantidade de glicogênio para que não faltasse energia durante a prova. O raciocínio é legal…. Realmente um maior aporte de glicogênio consegue te manter mais tempo com a glicemia estável durante a competição o que favorece bastante o desempenho.

O problema é que a estratégia para aumento de glicogênio poderia começar muito antes do dia anterior para que o estoque máximo seja atingido. Devemos nos preocupar com a recuperação pós treino durante toda a preparação para que possamos aumentar esse armazenamento. Além disso, após o último treino antes da prova (que provavelmente não acontecerá na véspera) deve haver máxima preocupação com esta reposição.

pedroUma estratégia comum de ser utilizada é a chamada Supercompensação de Carboidratos, ela pode iniciar de 5 a 7 dias antes da prova. Acho uma estratégia legal, mas cada caso deve ser avaliado isoladamente: se ela é muito favorável por este lado (aumento de glicogênio), pode ser prejudicial por outro por poder gerar um aumento rápido de peso, o qual pode ser bem prejudicial em um esporte como a corrida.

Voltando ao dia anterior, um aumento de carboidratos seria sim bem-vindo, mas cuidado, pois quem não está acostumado a comer glúten pode não fazer uma boa digestão deste, colocando tudo a perder um dia antes da prova (entenda! Eu não sou contra o glúten ou a massa, apenas disse que quem não está acostumado não deve “testar” alimentos na semana antes da prova, muito menos no dia anterior!).

Na verdade, o que importa seria o macronutriente carboidrato, vindo ele de qualquer alimento (batata doce, aipim, arroz…) e não necessariamente da massa. Procure somar este carbo extra à proteína tradicional de sua refeição, mas jamais negligencie esta proteína para deixar só o carboidrato!

Certo?? Boa maratona a todos!

 

Fotos: Guilherme Guido

Pedro Mussi

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