Triathlon: Fernando Toldi

Triathlon: Fernando Toldi

IMG_3869Neste último domingo ocorreu no Rio de Janeiro o “Rio Triathlon” e após a premiação eu tive a honra de conversar com o campeão geral da prova, o atleta Fernando Toldi. Foi um papo muito interessante onde ele me contou sobre a sua rotina de treinos, alimentação, suplementação.. Além das estratégias já utilizadas e muitas curiosidades sobre o que funcionou ou não até hoje em sua carreira.

Resolvi então (com o aval dele) postar aqui para poder ajudar muitos praticantes, visto que ele é referência no assunto Triathlon.

Um pouco da conversa:

Fernando Toldi tem 28 anos e sempre praticou esportes. Iniciou sua carreira no Triathon em 2009 competindo pela primeira vez em 2010. Desde que iniciou sempre levou o esporte muito a sério e “tendo uma evolução muito grande me animou muito a continuar e brigar de igual para igual com os melhores do Brasil”– conta ele.

IMG_3870Ele diz que seu maior desafio é sempre com ele mesmo, tentando ser um atleta melhor a cada dia. Começou a competir como profissional no final de 2013 e hoje vive do esporte. “Fui top3 em meu primeiro ano como profissional no Troféu Brasil 2014; fui bi campeão geral amador do Troféu Brasil 2011 e 2012 e também brasileiro; sou tri campeão do Rio Triathon, entre outros resultados” – conta ele.

Promessa para os jogos Olímpicos de 2020, Fernando assume ser este o seu maior sonho hoje.

Quando falamos sobre alimentação ele diz comer “de tudo, menos frituras” . “Eu me alimento bem! E, com certeza, isso interfere muito em meus resultados“- conta. Além disso, evita refrigerantes e doces. Cozinheiro, gosta de criar receitas e recheios diferentes, mas é fã mesmo de tapioca com: clara de ovo, pasta de amendoim, abacate e muita pimenta.. (rs). Ele ressalta ainda sobre a importância de verduras em seu cardápio e diz que come muito “beterraba, couve e brócolis”.

Toldi afirma que conhecer os alimentos e suas propriedades, além de saber a hora certa de comer cada coisa é fundamental. “Sempre me interessei muito pela nutrição”.

Quando o assunto é suplementos vem uma lista boa: omega3, vitamina c, polivitamínico, ubiquinol, probiótico, glutamina, bcaa, arginina, beta alanina, r4, malto, whey e waxy maize. Durante as provas ele costuma usar cápsula de sal diluída em água com dextrose e bcaa. “Estão dando certo comigo, então não costumo mudar”.

IMG_3867Sobre a prova do próprio Domingo ele conta: “hoje, como foi mais longa, tomei um gel nos 10 km. Mas tudo tem que ser muito bem estruturado, montado exatamente de acordo com as necessidades para não dar errado”. Ele conta, inclusive, sobre quando deu errado: “Já quebrei em uma prova no meu primeiro ano.. errei a estratégia e tive muita cãibra”.

Sobre seu peso, diz que se sente bem com 70kg (como está hoje – ele mede 1,81 e tem 3% de gordura corporal). “Esse é meu peso ideal”.

Sobre treinos, Fernando diz que nada 6X/ semana (25 a 30 km); corre em torno de 10x/ semana (média de 100 km) e pedala 5X/ semana (de 350 a 400 km). Ele confessa não ser adepto de musculação, dando mais atenção ao core. Seu foco são as provas do tipo “short e Olímpico”.

Quando pergunto como se comporta durante as provas ele diz que fica o mais concentrado possível, pensando apenas no momento e coisas positivas. “A cabeça é muito importante nas provas. Antes de qualquer largada eu ligo minha playlist no máximo! Uma motivação a mais!”, encerra ele.

(Instragram: @fernandotoldi)

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