Germinados: mais carbo e menos gordura?

linseedsAcredito que a grande maioria das pessoas já tenha ouvido falar que nós (seres humanos) não somos capazes de transformar lipídeos (gorduras) em glicose, certo? Isso é uma verdade! Esse é um dos motivos pelos quais uma dieta muito restrita em carboidratos levaria a uma hipoglicemia e todas as suas consequências!

Mas, diferentemente de nós, os vegetais são capazes de transformar gorduras em glicose (sacarose principalmente) durante uma “fase da vida”. Isso acontece durante cerca de 1 semana no período de germinação. Neste período o vegetal possui 2 enzimas diferentes que possibilitam esta transformação: a isocitrato liase e a malato sintase.

A presença destas enzimas permite que a planta realize nesta semana de germinação o “ciclo do glioxilato” , que é parecido com o nosso Ciclo de Krebs, mas mantendo algumas particularidades.

Deste modo, as oleaginosas são capazes de metabolizar seu estoque de lipídios para obter açúcar, sobretudo na forma de sacarose e distribuí-lo para a planta em crescimento. Mas, o que eu quis dizer com tudo isso? Quis provar, pela ciência, que o modismo de dietas não deve ser seguido! Eu escuto frequentemente as pessoas dizerem que para o grão “ter o efeito desejado” ele deve ser germinado ou “não adiantaria nada”.

Germinado ou não, ambos possuem suas funções, porém serão diferentes: cada um sendo fonte de um nutriente principal. O grão não germinado servirá como fonte de gorduras principalmente. Já o germinado, servirá mais como uma fonte de carboidratos (visto que as enzimas vegetais já “digeriram” esta gordura e a transformaram em um tipo de açúcar).

Cuidado ao copiar as “dicas do amigo”! Não siga simplesmente um “modismo” de alimentos germinados, pois você pode estar prejudicando o seu programa Nutricional. Procure um profissional que saberá calcular como fornecer os alimentos em cada momento!

Ah! E não estou, de forma alguma, criticando o ato do consumo de alimentos germinados, só que eles devem ser considerados como uma tabela nutricional diferente!

 

imagem: www.publicdomainpictures.net

 

2 comentários em “Germinados: mais carbo e menos gordura?

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