Como o BCAA pode FAVORECER ou PREJUDICAR a perda de gordura?

Como o BCAA pode FAVORECER ou PREJUDICAR a perda de gordura?

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Para facilitar a organização do programa muitas pessoas querem ter em mente uma coisa certinha de quais suplementos devem ser usados “pré treino”, quais devem ser usados durante e quais seriam os “pós treinos”. Mas, apenas saber que é um “pré treino”, já seria o suficiente? Acredito que muitos não obtenham o resultado esperado com a suplementação, pois erram o horário de suplementar ou não associam a suplementação ao treino e à alimentação ao redor. Acho que quando estamos querendo modificar a concentração de algum fator no sangue devemos observar não somente uma suplementação isolada, mas sim um conjunto de tudo o que está ocorrendo. Eu sei que já é clichê falar isso, mas, infelizmente não podemos padronizar as coisas quando se trata de fisiologia do exercício! Isso porque sempre vai variar muito de acordo com cada objetivo e cada momento do dia.

 

Falei isso porque hoje vou mostrar como a utilização do BCAA pré aeróbico pode ser “benéfica ou maléfica” para a redução de gordura corporal dependendo do horário em que a suplementação é ingerida!

 

Vamos lá: neste momento, o mais importante é a atuação da Leucina (um dos 3 aminoácidos que compõem o BCAA) em um momento pré treino. Ela é um aminoácido insulinotrópico, ou seja, é capaz de aumentar a concentração de insulina sanguínea.

 

Raciocinando em cima deste fato podemos tê-la como “aliada” ou “prejudicial” a queima de gordura: Se ela for ingerida algum tempo antes do início da atividade aeróbica (focando utilização de gordura corporal) podemos ter um aumento de insulina “pré atividade” o que seria ruim e atrapalharia a mobilização de gordura como fonte de energia para a atividade. Isso porque a insulina sinaliza para o corpo o armazenamento de gordura e não a oxidação (queima). O aumento deste hormônio favoreceria a lipogênese .

 

E quando tomar para que não haja este risco? Quem quiser utilizar um BCAA como estratégia dentro de um programa pré aeróbico, este deveria ser consumido logo antes do início da atividade. Deste modo, não daria tempo de haver elevação de insulina, uma vez que durante a atividade temos o início da atuação de outros hormônios “ impedindo” o aumento da insulina!

 

Sendo assim, não generalize e cuidado com a prática de usar BCAAs antes de aeróbicos, em especial antes de aeróbicos em jejum!

 

 

12 comentários em “Como o BCAA pode FAVORECER ou PREJUDICAR a perda de gordura?

  1. Bom dia! Continuei na dúvida! Faço aeróbico às 6h da manhã. Meu pré treino é banana com aveia e canela e tomo o bcaa, tudo às 5:30h. Deveria fazer uso do bcaa às 6h? Ou seria melhor usá-lo como pós treino?

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  2. Ola Julia, antes da pergunta gosto muito do seu trabalho ! Você esta sempre quebrando mitos,rsrs.
    Eu também fiquei um pouco na dúvida em dois artigos que li:
    1º Faço Muay Thai pela manhã e não tenho problemas em fazer em jejum, mas achei que o BCAA 1h antes ajudaria, qual o melhor horário neste caso?
    2º Você recomendou que para objetivo de hipertrofia após a musculaçao, o interessante seriam alimentos de alto índice glicêmico, é isto mesmo ? Poderia me dar exemplos de refeições indicadas, para se topar após a musculação ?

    obrigado !

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    1. Olá! Obrigada!
      Bom.. eu não acho que vc devia fazer Muay Thai em jejum! Até pode incluir o bcaa, mas vc deve fazer uma refeição pré (mesmo que pequena).
      Sobre o pós treino, vai depender do seu objetivo. Se prioritariamente for a perda de gordura, eu não colocaria um carbo tão alto assim não..
      Bjs!

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  3. Julia, treino musculação 3x na semana, faço uso de BCAA + 50g de batata doce antes do treino, e no pós treino tomo 1 dose de whey, isso as 10, e depois almoço uma proteina com 100g de carboidrato, salada e azeite.
    Nos dias que faço só Aerobico (bike, esteira, etc) não devo tomar o BCAA, pelo que intendi do seu texto. E quanto as 50gr de batata antes do treino e o whey depois do aerobico, você acha necessário tomar?

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    1. Oi, Carla! É muito complicado responder assim sem saber outras informações.. Vai depender do seu objetivo, da duração/ intensidade da atividade aeróbia e do resto da sua alimentação ao longo do dia! Vc usa os suplementos por conta própria? ou alguém te prescreveu? Bjinhos!

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  4. Oi Julia! Nossa! Adorei seu blog! Ja fui em muitas nutricionistas ao longo da minha vida pq amo esportes, mas vc realmente quebra muitos mitos e da dicas essenciais! Tenho uma duvida, estou morando na Coreia atualmente e faço judo fit (circuito que mescla corrida crossfit judo, musculacao, em alta intensidade)
    1- O que vc recomenda comer de pré treino e pós treino? Comprei um VEGA sport protein e Quest Bar (que tem bcaa) qd devo ultiliza-lo?
    2- pre treino tomava um suco verde 30 mins antes do exercicio e pós estava comendo uma fruta ou barrinja de amendoas e 30 mins depois almoco de proteina com arroz integral ou batata doce

    O que vc acha?
    Muito obrigada!
    Chegando no Brasil gostaria de marcar uma consulta!

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    1. OI, Valentina! Obrigada! 🙂
      Eu diria que, infelizmente, é quase impossível eu responder assim.. Não posso olhar o “pré treino” como uma refeição isolada…Mas sim, tenho que olhar dentro de um contexto alimentar inteiro.
      Talvez só um suco verde “pré” esteja pocuo (provavelmente estará faltando uma fonte proteica aí).. No “pós” eu não colocaria amêndoas, deixe-a para um lanche mais “longe” do treino.. Espero ter ajudado!
      Bjinhos,

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  5. Boa Tarde Julia,
    Gostaria de tirar uma duvida sobre o BCAA, minha nutri me receitou o picolinato de cromo segundo ela para manter a insulina baixa no meu sangue, para q ajude no meu emagrecimento. Porém de tanto meu treinador me encomodar para tomar esse BCAA, que segundo ele vai me ajudar na recuperação muscular. mas eu to preocupada q isso atrapalhe meu processo de emagrecimento, já que quero perder ainda 10% de gordura. Oque vc acha doutora?

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    1. OI, Maiara!
      Entendo o que a sua nutricionista fez, mas acho que o bcaa pode ser bem inserido no seu programa sem prejudicar a sua perda de gordura. No entanto, a sua necessidade depende do seu treino combinado com a sua dieta! Converse com a sua nutricionista!
      Bj bj!

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  6. Boa Noite! eu faço aeróbico de 40min dias de perna e 60min dias de braço, frenquanto academia de seg á sab …estou em processo de emagrecimento, gostaria de saber se devo tomar o bcaa em po durante o treino ou assim que acabar o treino eu tomar e ir fazer aerobico depois ?
    Obrigada.

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    1. Bom dia, Helena,
      Isso vai depender da sua “alimentação de base”.. Nunca podemos olhar a suplementação sem antes saber sobre a alimentação. Pode ser que este bcaa te ajude no treino de força sim.. Sugiro consultar um Nutricionista!
      Bj bj!

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