Mas, e os Esteroides Anabólicos Orais.. não têm problema?

Mas, e os Esteroides Anabólicos Orais.. não têm problema?

Oxandrolona

Resolvi abordar este tema hoje no blog observando na academia e no meu meio de trabalho a quantidade alarmante de pessoas utilizando hormônios anabólicos via oral (principalmente oxandrolona e afins) achando que pelo fato de ser “via oral” e não injetável não há problema algum. Muitos acham, inclusive, que pelo fato de ser ingerido se trata de um “suplemento alimentar” e não um hormônio anabolizante.

Não vou ser hipócrita de dizer que não funcionam! Jamais faria isso, até porque perderia a credibilidade. Mas, acho o seguinte: as pessoas devem estudar um pouquinho mais sobre aquilo que estão ingerindo e não devem simplesmente tomar o que deu resultado para o vizinho! Acho também que, por parte dos profissionais, apenas reproduzir o que todo mundo fala não faz muito efeito (dizer apenas: faz mal para o fígado.. ou você pode reduzir bruscamente a sua produção natural de testosterona). Isso todo mundo já está sabe, mas parece que quando o assunto é estética, esses alertas não funcionam muito bem!

Então vamos tentar passar a linguagem científica do que acontece realmente para uma linguagem popular, mas explicando realmente o que ocorre:

A palavra “Injetável” é forte, não é? Talvez por isso os hormônios existentes via oral (principalmente a oxandrolona) estão sendo cada vez mais utilizados por leigos. Mas, na verdade o que ocorre é justamente o contrário do que a grande maioria pensa. Os anabólicos orais podem ser bem mais perigosos do que aqueles na versão injetável. Isso porque para que os orais façam realmente efeito, eles não podem ser “iguais” aos nossos hormônios naturais, pois se fossem idênticos, ao chegarem ao fígado seriam degradados e eliminados (fazendo pouquíssimo ou nenhum efeito). O que acontece então é que eles sofrem uma mudança no carbono 17 de sua cadeia de modo que não sejam degradados “de imediato”. E é exatamente essa mudança que torna a maioria dos anabolizantes via oral tão prejudiciais ao fígado (hepatotóxicos). O fígado não é mais capaz de degradar esses hormônios modificados o que acaba gerando uma grande sobrecarga ao órgão.

Um outro problema grave que ocorre hoje em dia é a falsificação. Em 1989, o SEARLE (laboratório fabricante) interrompeu a produção pois não queria seu nome associado a esteroides. Com o crescimento do mercado, no Brasil ela é adquirida por fórmulas manipuladas ou mercado paralelo.

Neste mesmo panorama dos ingeridos “via oral” podemos discutir também a função dos chamados pré hormonais. Mas vamos deixar para os próximos capítulos..

Espero que tenham gostado e podem sugerir novos temas..

 

6 comentários em “Mas, e os Esteroides Anabólicos Orais.. não têm problema?

  1. Parabéns pelo post!
    Quando temos foco em um objetivo não há nada que nos faça desistir, principalmente quando estamos treinando e sentimos a fadiga do músculo esmagado e mesmo assim pensamos, “mais uma, mais uma…” e superamos nossos limites.
    Não será um suplemento que mudará a sua mentalidade.

    Curtir

  2. Júlia, gostaria de uma ajuda, por favor.

    Eu meço 1,78 e peso 69kg. Antes eu pesava 72Kg. Sempre fui magra, mas comecei a me sentir “falsa magra”. Fiz uma reeducação alimentar por minha conta e risco, cortei frituras..doces..refri..alcool e aumentei a ingestão de legumes e frutas e carnes magras. Hj sinto que cheguei ao meu objetivo, reduzi bastante minha cintura. Com a dieta e treinos, ganhei uma melhor definição, mas tenho muita dificuldade de ganho de massa magra. Tomo whey iso low carb no pós treino, mesmo assim sinto dificuldades no ganho de massa. Comprei creatina e confesso que estou com medo de tomar e prejudicar a minha saúde. Li recentemente que pode ser cancerígeno. Se possível, gostaria de um breve esclarecimento à respeito. Muito, muito obrigada!!

    Curtir

    1. Oi, Ellen!
      Acho a creatina um ótimo suplemento.. mas antes de inserir qualquer suplementação temos que ajustar a sua alimentação para o seu objetivo.. A alimentação é a base! Caso ela não esteja adequada nem o melhor suplemento pode fazer efeito! OK? Bjs!

      Curtir

  3. ola , Juli .. tenho 20 anos e estou pesando 55kg to malhando a 6 meses , tomo meus suplementos . mas me falaram da oxandrolona , mas depois li que deixa com rosto masculino , que emagrece e etc .. é verdade ? o que você acha ? ela ajuda a ganhar massa muscular ou a emagrecer ? desde ja agradeço .

    Curtir

    1. Oi, Ana! a oxandrolona é um hormônio! Ela não deve ser jamais utilizada por vc para fins estéticos! Leia o texto acima e veja todos os riscos associados.
      Faça uma alimentação bem planejada e treine bem! Sem dúvidas, os resultados virão! Bjos!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s