Qual o melhor momento para comer um doce e não estragar a dieta?

Qual o melhor momento para comer um doce e não estragar a dieta?

Sabe aqueles dias em que dá vontade de comer alguma coisa docinha “fora” do que está no seu Programa Alimentar? Aqueles dias em que você sabe que, por mais que se esforce, acabará cedendo a alguma tentação? Pois é, alguma vezes isso acontece. Sabendo disso, vou escrever hoje explicando qual seria o melhor momento do dia para comer esse doce sem que você ganhe gordura ou que não tenha os resultados esperados com seu programa alimentar.

Regra número 1 nestes casos: nada de substituir refeições por doces! Isso só vai te atrapalhar! Pois, provavelmente, este doce não irá te trazer a saciedade de uma refeição e logo depois estará “morrendo de fome”. Além disso, nada de contar calorias e ficar compensando, ou seja, nada de retirar calorias da refeição para introduzir o doce.

Os alimentos são muito mais que apenas um valor calórico, um número. Para que haja a perda de gordura efetivamente devemos trabalhar com a qualidade do alimento ingerido e não apenas com o valor nutricional.

Mas então, se eu não devo compensar, como fazer? Simples: consuma este doce logo após uma refeição contendo bastante fibras alimentares. Deste modo, não haverá o chamado “pico de insulina” e não haverá grandes estímulos hormonais para o armazenamento de gordura. O interessante é não consumir este doce isoladamente no meio do dia!

E quais seriam os alimentos mais ricos em fibra? As folhas! Acreditem nelas! Elas não servem “apenas” para colorir o prato. Elas são ótimas fontes de fibras e, por isso, te ajudam no controle da glicemia e insulina. Além das folhas, outras boas fontes de fibras seriam a couve flor, brócolis, abobrinha, berinjela, o farelo de aveia, a farinha de maracujá, farinha de maçã..

Mas, cuidado! Não é para comer uma torta inteira com este pensamento! OK?
Beijos! Até mais

5 comentários em “Qual o melhor momento para comer um doce e não estragar a dieta?

  1. Doutora, tenho uma dúvida quanto ao farelo de aveia. Quando fazemos um mingau e o diluimos na água, ao ferver e ele se hidratar, aumenta muito a quantidade de carboidratos e a velocidade de digestão dele? Obrigado

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s