Básico que pode estar comprometendo seus resultados – O Sono

Básico que pode estar comprometendo seus resultados – O Sono

Na sociedade atual a prática de exercícios tornou-se sinônimo de promoção da saúde. Os benefícios da atividade se multiplicam junto com o aumento do conhecimento científico proporcionado pela ciência do treinamento. Mas, hoje o foco não será no treinamento propriamente dito, mas sim, no repouso, na recuperação.

Uma boa noite de sono é fundamental tanto para o atleta quanto para o praticante de atividades físicas que tenham um objetivo a ser alcançado. E isso não quer dizer apenas oito horas de sono, mas sim, uma rotina, com horários para se deitar e despertar, dando tempo para que uma rede de sistemas propicie o relaxamento e cumpram suas tarefas reparadoras. Durante o sono ocorrem processos metabólicos importantes.

O sono é dividido em estágios que se alternam ciclicamente. Durante estes estágios devemos destacar que são secretados dois hormônios de grande importância: o GH e a melatonina.

A melatonina regula o nosso relógio biológico, melhora a qualidade do sono, neutraliza a tensão muscular e protege o sistema nervoso central. Além disso, é considerada um potente antioxidante, protegendo assim as células do organismo, inclusive de lesões.

Acompanhando o aumento de melatonina ocorre a secreção do GH. Este atua promovendo a recuperação dos tecidos, construção óssea, queima de gordura. Ele é conhecido por sua função anabólica (aumento de massa muscular), visto que recupera os tecidos comprometidos durante a atividade física.

Quando dormimos, nosso corpo libera substancias químicas que participam direta ou indiretamente corrigindo falhas no organismo e combatendo invasores que propiciam doenças. O mais importante, dizem os especialistas, que não é o número de horas dormidas, mas sim a qualidade do sono para a recuperação.

Se o seu sono não está adequado, reveja se não é o momento de se dedicar um pouco mais a este momento de recuperação.. Acredite, seus resultados podem melhorar muito!

2 comentários em “Básico que pode estar comprometendo seus resultados – O Sono

  1. Julia,

    Sobre esse seu post “Básico que pode estar comprometendo seus resultados – O Sono”, o uso de suplementação de melatonina pode ajudar a compensar as poucas horas de sono?
    Como trabalho em SP e moro em Campinas, faço a vida de fretado e treino a noite (20:30 às 22 hrs), então minha rotina de sono durante a semana gira em torno de 23 às 04:30 hrs o que dá 5:30 hrs de sono, isso por só já atrapalha em muito meu crescimento muscular, os dias que estou muito cansado, faço uso da melatonina para me recuperar e tenho bons resultados, mas na questão do desenvolvimento muscular, o uso frequente me traria ganhos? Detalhe: tenho 41 anos.

    Grato.

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