Você está usando o suplemento certo na hora errada – Parte 2: L- carnitina

Você está usando o suplemento certo na hora errada – Parte 2: L- carnitina

Vamos discutir hoje sobre um suplemento que já foi bastante utilizado no passado e hoje em dia percebo que seu consumo vem aumentando novamente: a L-Carnitina. Escolhi falar sobre ela hoje depois de ouvir muitos comentários do tipo “usei e não adiantou nada”.

Vamos lá, como você utilizou? A grande maioria das pessoas apenas toma um suplemento (conforme escrito no rótulo) e espera o resultado milagroso. Se alguém ainda tem alguma dúvida sobre isso, vamos quebrar este mito agora: Não existe suplemento milagroso! Não existe bom resultado se o esforço foi mediano. As coisas são diretamente proporcionais.

Não tome esperando que ao final do pote você simplesmente estará seco (a), pois isso não vai acontecer (e as pessoas vão dizer que não serve para nada!). Como qualquer outro suplemento, ela deve ser usada (e prescrita) com uma proposta específica, ou seja, entenda como funciona o suplemento e como funciona o seu corpo no exercício e assim “faça o link” tirando maior proveito da suplementação.

Esclarecido isso, voltamos a carnitina. Ela funciona transportando a molécula de gordura para dentro da mitocôndria para que assim essa gordura possa ser utilizada (queimada) como fonte de energia. Se o seu objetivo é a redução de gordura está perfeito. Mas, a L-carnitina não fará sozinha este estímulo. Você deve fazer este estímulo. Para que faça sentido a suplementação desta você deve levar o seu organismo a precisar dela! Aí sim ela poderá te ajudar!

Como? Fazendo atividades que realmente irão necessitar desta entrada de gordura na mitocôndria em uma quantidade maior que o habitual, neste caso a suplementação será sim utilizada. Caso contrário, sua própria produção fisiológica de l-carnitina dará conta do recado.

Quais atividades fazer? Algumas alternativas: ou uma atividade realmente aeróbica (o tempo de permanência depende de quanto treinado você se encontra – quanto menos treinado, mais tempo será necessário). Neste caso a carnitina estará sendo utilizada durante esta atividade. Ou alguma atividade mais curta, mas de alta intensidade, pois mesmo sendo ela uma atividade anaeróbia, no término haverá um aumento considerável do metabolismo aeróbico (momento em que a carnitina poderia ser utilizada).

Vale sempre ressaltar: os suplementos não devem ser apenas colocados em um programa alimentar. Eles devem estar lá com alguma proposta e a alimentação e a atividade ao redor devem sempre “falar a mesma língua”. Desta maneira eles poderão sim te trazer resultados!
Estou à disposição! Beijos e até..

3 comentários em “Você está usando o suplemento certo na hora errada – Parte 2: L- carnitina

  1. Olá Julia,
    Apesar de nunca comentar sempre leio seus posts e adoro, acho muito esclarecedores!
    Esse novo tópico do “suplemento certo na hora errada” então caiu como uma luva pro meu momento atual.
    Me consultei hoje, pela primeira vez, com uma nutricionista e como pratico bastante atividade, ficando na academia entre duas horas, duas horas e meia. Sendi a primeira hora de musculação e a restante de aeróbico (aulas variadas de academia, sppinning, jump, treinamento suspenso..por aí vai) ela me “receitou” então a famosa maltodextrina para tomar a cada uma hora de exercícios. Porém, quando comentei com o meu instrutor da academia, de cara ja fui aconselhada a não tomar, pq por ser carboidrato eu iria engordar, que há varias comprovações científicas de qur na verdade a maltodextrina não ajuda em nada no desempenho…
    E agora? Rs tomar ou não tomar? Eis a questão!

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    1. Oi, Camila! Obrigada!!
      Bom, eu não sei os seus objetivos e nem sua alimentação.. então fica difícil dizer algo sobre o programa prescrito. Eu normalmente não costumo prescrever malto, mas essa é a minha forma de trabalho.. não sei a estratégia que a sua nutricionista usou..
      Te ajudei? rs..
      Bjs!

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