Você está usando o suplemento certo na hora errada! – parte 1

Você está usando o suplemento certo na hora errada! – parte 1

Ao observar esse “boom” que a suplementação tem gerado ultimamente achei que poderia ser interessante começarmos a discutir aqui mais profundamente não só os suplementos (pois isso qualquer site de suplemento informa), mas sim, como eles estão relacionados à atividade e seus benefícios na performance em cada tipo de treino. Vejo as pessoas usando um milhão de coisas ao mesmo tempo, em um raciocínio do tipo “quanto mais, melhor”. E obviamente não é assim! Para introduzirmos um suplemento na dieta de alguém temos que saber exatamente o que esperar dele neste momento e fazer um treino relacionado com esta suplementação.

Bom, para começar vamos falar sobre o MCT ( ou TCM, triglicerídeo de cadeia média) que tem sido muito utilizado no pré treino para aumento da queima de gordura. Para quem não conhece com este nome, pode relacionar com o óleo de coco. Apesar de não serem a mesma coisa, o óleo de coco tem grande parte de TCM em sua composição.

Falando rapidamente como ele age: ele é uma gordura que possui a cadeia de carbonos menor do que outras gorduras e, por isso, sua absorção se dá de um modo diferente, o que faz com que o mesmo possa ser rapidamente transformado em energia (por isso muita gente usa no pré treino com o objetivo de aumentar a lipólise = queima de gordura). Além disso, pode ser utilizado com estratégia para poupar o glicogênio (e melhorar o desempenho) em provas mais longas.

Ele é sim excelente.. mas as pessoas não devem sair utilizando por aí em qualquer tipo de treino (como acontece hoje em dia). Pois, deste modo, não haverá benefício algum! Ele deve ser utilizado antes de atividades que exijam do seu corpo a geração de energia através do sistema aeróbico, pois neste caso poderemos sim utilizar a gordura como fonte de energia para a atividade. Ou ainda, em atividades de longa duração que intercalem as atividades aeróbicas e anaeróbicas. Ao contrário disso, em um treino composto apenas de exercícios de muito alta intensidade (o qual é sim benéfico para a perda de gordura), não faz sentido utilizar o TCM como um pré, visto que neste tipo de treino (anaeróbico) o carboidrato irá gerar a energia. Então, neste caso, se colocássemos apenas um MCT como um pré (sem a presença do carboidrato) o praticante se sentiria mal, com uma possível hipoglicemia, não renderia bem na atividade e faria um treino mais fraco. Com isso, ao invés dele ajudar, ele poderia “prejudicar” a perda de gordura.

No caso de exercícios de alta intensidade o TCM poderia entrar em um momento pós treino, mas não obrigatoriamente.. Pois, neste caso, dependeria da estratégia utilizada para recuperação (podemos falar destas estratégias em outro post).

Concluindo: não necessariamente um suplemento será sempre no pré, ou no pós, ou ao acordar, ou antes de dormir.. Vamos parar de generalizar (e copiar a dieta do amigo) e passar a raciocinar em cima de cada caso!
Suplementos são ótimos, desde que utilizados com inteligência…

11 comentários em “Você está usando o suplemento certo na hora errada! – parte 1

  1. Bom dia!
    Peso 69 kl e meço 1,58
    Faço eliptico ou caminhada alternada com corrida 5x na semana por 50 minutos e em 3x na semana treino musculaçao . Nao tomo nenhum tipo de suplemento ja eliminei 8 kl em 1ano nesse processo faço uma reeducaçao alimentar por conta mesmo mas desejo perder mais 8 kl sera possivel mantendo esses itens de aerobico que citei devo usar algum suplemento pra completar?
    Obg adoro suas materias!
    Sucesso!

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    1. Oi, Elaine!
      Acho que o fundamental para vc agora é observar a alimentação.. Ela deve estar “em sincronia” com estas atividades.
      Talvez alguma suplementação ajude, mas não diria que é fundamental..
      Bjs!!

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  2. Oii, então eu tomo no pre treino um whey batido com fruta, tomo normalmente o da optimun a base de aveia com bastante carboidrato, mas meu objetivo e manter o peso mas ganhar massa corporal e costumo fazer muito aeróbico antes de qualquer musculação !! Acha que isso pode prejudicar meu ganho de massa? Seria melhor parar o aeróbico ? E você recomenda whey no pre treino, até prque não quero ganhar volume apenas massa magra pq gosto do biótipo magrela

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    1. Oi, Luna! É muito complicado eu te sugerir um pré treino sem olhar a sua alimentação como um todo. Não posso valorizar apenas esta refeição. A nutrição esportiva depende de um contexto. Mas converse com o seu professor, pois este excesso de aeróbio pré treino pode estar prejudicando sim os seus resultados. Quando ao whey, apenas observe se vc não está com excesso de carbo (visto que este blend com aveia já possui um carbo elevado)..
      Bjs!

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  3. Olá,
    Sou paciente pré “gastroplástica”, já eliminei 9kg , da indicação dos 10% do peso para cirurgia. Ainda faltam 3kg. Minha consulta com a nutricionista vai demorar 40 dias. Acabo de comprar óleo de coco + cafeína + tcm. Por favor, qual seria a indicação de horário para tomar e se possui alguma restrição. Grata !

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    1. OI, Ingrid!
      A suplementação é um complemento da dieta de base.. Infelizmente não posso prescrever uma suplementação assim.
      O tcm (assim como óleo de coco) serviriam como fontes de energia pré treino.. Cuidado com a cafeína e a sua sensibilidade a ela..
      Espero ter ajudado!
      Bj

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    1. Bom dia, Daniel
      Pela combinação, não vejo problemas.. mas se isso seria indicado para vc, depende dos seus objetivos e da sua alimentação de base..
      Bjs!

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  4. Gostaria de saber se posso ingerir gorduras no pós treino, por exemplo, leite de coco com whey, mix de oleaginosas e ovos mexidos com óleo de coco, logo após o treino ???

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