Sódio e sal. Você os retira da dieta?

Sódio e sal. Você os retira da dieta?

Resolvemos abordar este assunto hoje depois de percebermos inúmeras pessoas extremamente preocupadas em retirar o sódio completamente da dieta. Mas será que isso faz sentido?
Algumas coisas vêm se confundindo neste bombardeamento de informações que temos hoje. Vejo que as pessoas querem seguir dietas que fisiculturistas fazem quando estão a 1 semana da competição como uma dieta base para o seu dia a dia.
Não vamos misturar as coisas! Para conseguir um corpão ninguém precisa comer comida insossa (nosso blog está aí provando exatamente isso).
Então pra que zerar o sal? Muitas pessoas acham que zerando o sal ficarão com menos gordura corporal quando na verdade não é bem esta a realidade. Os fisiculturistas zeram o sal alguns dias antes da competição visando a desidratação corporal para que a musculatura fique mais aparente no dia da competição. Mas este processo é acompanhado de outros fatores como, por exemplo, o grande aumento do consumo de água alguns dias antes e a distribuição de carboidratos posteriormente. Mas isso seria um “macete” para sim estar melhor na competição e não uma técnica para perda de gordura propriamente dita.
Se a sua meta é a perda de gordura, foque neste objetivo e vamos treinar! Faça uma dieta adequada em macro e micronutrientes (inclusive o sódio), faça SIM atividade de força e também a atividade aeróbica (podemos fazer um novo post sobre a importância da atividade de força na perda de peso, caso haja interesse). Sobre o sódio, consuma a quantidade recomendada, uma vez que ele é importante para o funcionamento da bomba sódio e potássio e para a regulação da osmolaridade. Tanto que um dos assuntos mais discutidos quando se fala de performance em atividades é a hidratação e a importância dos repositores hidroeletrolíticos. Ou seja, se o sódio é perdido ele deve ser reposto durante a atividade para não comprometer o rendimento no exercício!
O que alguns se confundem é que alguns alimentos naturalmente já contém sódio! O que eu quero mostrar é que não precisamos adicionar o sal aos alimentos que iremos comer, mas nem por isso deixar de comer aqueles que já possuem sódio naturalmente na composição!
A quantidade de sódio recomendada diariamente é realmente pouca (2000 mg/dia)! Não abuse! Mas também não deixe de comer qualquer alimento que tenha naturalmente uma quantidade mínima deste!
Mandem suas dúvidas e comentários, que são cada vez mais construtivos para o nosso blog! Até!

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