Quando devo ingerir o Gel de Carboidrato?

Quando devo ingerir o Gel de Carboidrato?

O gel surgiu como uma forma prática de manter a glicemia (açúcar disponível no sangue) durante atividades de longa duração. Por ser bem prático de ser carregado e consumido ele facilitou bastante a vida de atletas de endurance (como as maratonas e provas longas de bike).
Mas nem todos têm indicação de usar! O gel deve ser usado em atividades longas, nas quais o nosso estoque de glicose corporal (o glicogênio) armazenado não é suficiente para manter a disponibilidade de carboidratos durante o exercício. Ou seja, ele deve ser usado somente em treinos mais longos (com mais de 1 hora de duração). Neste caso a utilização do gel é importante para melhorar a performance do atleta durante o exercício.
E o que pode ocorrer se ele for usado indevidamente? Caso você utilize o gel quando não há necessidade (em aulas curtas com 40 minutos de duração, por exemplo), você estará bloqueando a queima de gordura. Ou seja, se o seu objetivo é a redução de gordura corporal, cuidado! Pois a má utilização deste irá fornecer uma carga extra de glicose durante o seu treino, o que implicará em diminuição da utilização de gordura como fonte de energia.
Um outro caso que vale ser discutido aqui é a utilização deste antes do início do exercício. Tenha cuidado, pois como o mesmo é absorvido rapidamente, se for ingerido muito antes do início (1h antes, por exemplo), pode ser que ao iniciar a atividade a sua glicose já esteja bem baixa (hipoglicemia de rebote) – o que fará com que você se sinta mal e indisposto para começar a treinar!
Evite ingerir sem a prescrição adequada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s