Faseolamina: Uma ajuda para a perda de gordura

Faseolamina: Uma ajuda para a perda de gordura

Atualmente muito se tem estudado a respeito de fatores que possam auxiliar na perda de peso seja inibindo o apetite (favorecendo a saciedade) ou impedindo mesmo a absorção de alguns nutrientes. Os fitoterápicos, as plantas são os mais estudados e comentados com estas funções. Falarei hoje como atua um fitoterápico com propriedades bastante interessantes: a faseolamina.
Esta é uma substancia extraída do feijão branco (Phaseolus vulgaris). Ela é obtida através dos feijões brancos inteiros que passam por um processo de moagem, drenagem, filtragem e concentração a vácuo.
A faseolamina ajuda na perda de peso e redução de medidas abdominais por reduzir a absorção de carboidratos através da inibição da alfa-amilase humana, que é a enzima responsável pela transformação do amido (carboidrato) ingerido, em glicose. Essa enzima, presente na saliva e liberada pelo pâncreas no intestino, atua após a alimentação, durante o processo de digestão, quebrando os amidos ingeridos e convertendo-os nos açúcares da circulação sangüínea, o que irá causar o aumento da glicemia (taxa de açúcar no sangue). Desta maneira quando ingerimos um carboidrato há menos enzima disponível para fazer com que o mesmo seja absorvido. Como conseqüência, absorvemos cerca de 30% menos do que realmente ingerimos.
Além disso, os estudos têm demonstrado uma grande eficácia desta substância no controle do diabetes de pacientes não dependentes de insulina. Isso ocorreria pela lentificação da absorção de carboidratos, o que geraria uma menor carga glicêmica no sangue.
Mas não devemos nos enganar achando que tudo o que é fitoterápico não tem problema e não precisa ser prescrito por um profissional habilitado. Há sim todos os riscos e problemas que podem ser causados pelo mau uso destes recursos e é necessária a prescrição com receita.

Volto a focar: alimentação adequada e atividade física são insubstituíveis! Estes outros recursos podem ser um “plus”, uma ajuda.. mas nada adiantarão sozinhos!
Bom TREINO e boa DIETA! Boa segunda também!

2 comentários em “Faseolamina: Uma ajuda para a perda de gordura

  1. Gostaria de lhe fazer 2 perguntas, sou competidor iniciante em mountain bike, tenho hipertiroidismo, tomo diáriamente tapazol 10 mg e nebilet 5mg. Não posso tomar nenhum “estimulante,. A Faseolamina é estimulante? Ela atrapalha ou retarda a reposição de glicogenio?

    Curtir

    1. Oi, Flávio!
      A faseolamina não atua como estimulante não! Mas ela iria ‘atrapalhar’ essa reposição de glicogênio, o que pode não ser muito favorável para a sua performance nos treinos…
      Bjs!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s