Como Otimizar a Perda de Gordura?

Como Otimizar a Perda de Gordura?

É o que todo mundo quer, certo? Fazer a atividade aeróbica e queimar apenas as gordurinhas, mantendo sempre a massa muscular intacta!

Não é fácil, já sabemos disso! Mas vamos entender melhor uma parte do que se passa no organismo quando fazemos a atividade aeróbica, para assim podermos “educar” o nosso corpo e favorecer ao máximo a queima de gordura como fonte de energia para atividade física (e não a massa muscular ou a glicose).

É um processo que envolve muita bioquímica, aos poucos vamos explicando aqui algumas etapas importantes. Hoje começo discutindo sobre aquela velha frase:

“você começa a queimar gordura só depois de 40 minutos de atividade aeróbica, então nem adianta fazer só um pouquinho”

Não é bem assim! Como já dissemos nada é uma receita de bolo! Tudo varia de indivíduo para indivíduo. Alguns fatores que interferem na queima de gordura durante a atividade seriam eles: o que comemos antes de treinar; se o indivíduo é ou não treinado; intensidade do exercício; duração do exercício.

Daí podemos perceber que a duração é apenas um dos quarto fatores influentes.

Para entender melhor a duração vou usar uma metodologia prática que qualquer um que faça alguma atividade aeróbica entenderá o que eu falo: quando começamos um treinamento aeróbico os primeiros minutos são terríveis, certo? É mais difícil, parece que não vamos aguentar ficar aquele tempo todo… E passada esta fase o exercício se torna mais prazeroso, mais fácil. Então o que acontece? O que muda?

Este tempo de adaptação ao exercício demora mais em pessoas destreinadas, ou seja, quanto mais condicionada a pessoa fica, menos tempo ela fica nesta fase inicial “chata” do exercício. Nela, o que ocorre é uma adaptação: inicialmente estamos queimando unicamente glicose como fonte de energia, e a medida que começamos a nos sentir mais adaptados e começamos a sentir o bem estar de estarmos fazendo atividade é que inicia a queima de gordura como fonte energética.

Bioquimicamente explicando: os ácidos graxos (gorduras) que estavam ligados a albumina no sangue começam a se desligar para serem usados como fonte de energia. A albumina estando livre se liga ao triptofano (precursor da serotonina), ou seja, menos triptofano “vai para o cérebro” e consequentemente mais BCAA atravessa a barreira hematoencefálica, reduzindo assim a fadiga central. A partir daí aumenta a nossa capacidade de persistir no exercício!

Aqueles famosos 40 minutos para começar a queimar gordura dependem do organismo de cada um. Lembre-se que quanto mais treinado você for, maior será a sua capacidade de queimar gordura como fonte de energia.. Ou seja: Treine!

É isso… Tudo tem explicação! Para alcançarmos um objetivo basta estudar para saber por qual caminho andar.

Em breve teremos novas explicações!

2 comentários em “Como Otimizar a Perda de Gordura?

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