Gorduras: Devo consumir?

Gorduras: Devo consumir?

Principalmente o público feminino é o primeiro a cortar radicalmente todos os tipos de gorduras da dieta quando se dispõem a perder peso. Fogem das gorduras como se ela fosse o maior mal da humanidade. É verdade que gorduras são os nutrientes mais calóricos da dieta. Porém, para perder peso, excluir totalmente estes alimentos, certamente não é o melhor caminho!
Há alguns tipos diferentes de gordura presentes nos alimentos. Dentre estes existem os famosos ácidos graxos essenciais, que são assim chamados, pois não podem ser sintetizados pelo organismo e devem, portanto, ser ingeridos diariamente através da dieta.
Nesta “família” estão os ácidos graxos Omega 3. Eles são particularmente importantes, pois têm funções anti-inflamatórias, anti agregantes plaquetárias, anti-trombóticas e ajudam a controlar a gordura corporal e melhorar a tolerância à insulina. Estudos recentes mostram também que o consumo de alimentos fontes deste tipo de gordura antes de dormir favorece o aumento da produção de GH (hormônio de crescimento) durante o sono.
Além disso, as gorduras saudáveis, se comidas em porções ideais (por exemplo, 6 amêndoas ou 1 pedaço de abacate), ajudam a fornecer a sensação de saciedade, permitindo-nos ter menos fome. Este fato é fundamental para tornar uma dieta viável de ser seguida. Se o paciente faz uma dieta super restritiva na qual ele sente fome, provavelmente não conseguirá mantê-la por muito tempo e acabará abandonando o tratamento sem alcançar o resultado desejado.
Para citar algumas fontes deste tipo de gordura, temos: os peixes (salmão, atum, cavala, sardinha, arenque), o óleo de linhaça, o azeite, o abacate e as oleaginosas como castanhas, nozes, amêndoas..
Aproveite o desafio desta semana e aumente a sua ingestão destes peixes!

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